Curadoria de Conteúdos – o que é e por que fazer

Muito comum em museus ou livrarias, o papel de curador está ganhando força na aprendizagem corporativa. A expressão curadoria vem do latim “curare” e significa tomar conta, cuidar. Em seu ambiente tradicional, o curador é o especialista encarregado de selecionar e cuidar da coleção de uma instituição, envolvendo-se com a interpretação desse material. Da mesma forma que um curador de museu preocupa-se em criar exposições que tenham uma linha simbólica coerente, um curador de conteúdos precisa oferecer materiais úteis que, em conjunto, agreguem ao conhecimento daqueles que os consumirem.

 

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Com a popularidade do e-Learning, as organizações se tornaram responsáveis por fornecer conteúdo de qualidade para que seus treinandos possam se autodesenvolver. Todas as informações disponíveis precisam ser organizadas e apresentadas de uma forma que sejam relevantes e acessíveis. Mais do que isso, essa informação precisa agregar à vida do profissional.

Daí a importância do papel da curadoria. Como explica a Training Industry, um curador de conteúdo é a pessoa responsável por coletar, organizar e atualizar informações relevantes nos canais de T&D de uma organização. Essas informações podem estar organizadas em diferentes formatos, como cursos, artigos, vídeos, imagens, blogs, relatórios, estudos de caso ou qualquer outro tipo de material digital.

A distância entre o treinando e o conteúdo ideal

Em seu processo de autodesenvolvimento, é natural que o treinando sinta a necessidade de aprimorar habilidades e competências específicas. Sua organização pode já ter o conteúdo ideal para esse profissional guardado em meio a um amplo acervo de diferentes formatos de informação, ou ele pode existir em outras fontes externas. Mas, como ter certeza de que seus funcionários consumirão o conteúdo mais relevante para eles no momento em que lhes for mais conveniente?

Com a “explosão” de informações ocasionada pelas tecnologias de comunicação digitais, todos consumimos quantidades absurdas de informação a cada dia. Apesar de termos à disposição uma riqueza de conhecimentos sem precedentes, esse processo também sobrecarrega aqueles que buscam por informações específicas para desempenhar melhor seu trabalho.

Pensando nisso, é papel do curador de conteúdo diminuir a distância entre o treinando e o conteúdo ideal no processo de treinamento e desenvolvimento.

Em um ambiente adequado à cultura de aprendizagem, o conteúdo de T&D de sua empresa (ou mesmo de terceiros) pode ser disponibilizado para seus colaboradores, seja sob demanda ou através de cursos feitos sob medida. A VP de aprendizagem e desenvolvimento da Verizon, Lou Tedrick, explica à Training Magazine que sua empresa optou por ir além do conteúdo próprio, adquirindo conteúdos desenvolvidos por parceiros: “assim, somos capazes de oferecer soluções de aprendizagem customizadas, que nivelam o conteúdo testado e apurado que eles desenvolveram, mas tornamos esses conteúdos relevantes para nossos treinandos ao usar uma linguagem específica da empresa, exemplos específicos, cenários e encenações”, ela explica.

O desafio da relevância

Ter certeza de que o conteúdo continua relevante é o principal desafio de sua criação ou organização. Nesse processo, a análise de dados pode ser útil. Se muitas pessoas erram uma resposta de uma avaliação, talvez aquele tópico mereça mais atenção por parte do conteúdo. O feedback dos próprios colaboradores pode ser um indicativo importante. Com a captura e análise de dados que um LMS permite, é possível identificar pontos frágeis no seu processo de T&D antes mesmo que se tornem um problema.

No desenvolvimento do conteúdo, é interessante manter especialistas que possam produzir sobre os temas mais relevantes, mas além disso, deve-se manter um especialista capaz de organizar esse material antes de disponibilizá-lo.

Independentemente de onde surge o conteúdo usado por sua empresa na aprendizagem corporativa, seja produzindo-o interna ou externamente, em algum momento será necessário gerenciar esse material a fim de maximizar os resultados obtidos com ele. A curadoria de conteúdo é o processo ideal para garantir a relevância e utilidade de conteúdo que é disponibilizado em sua organização.

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