Blog


rapid-learning

Rapid Learning: o que é e como utilizar?

Em ambientes cada vez mais dinâmicos, empresas de todos os tipos sentem a necessidade de se adaptar rapidamente aos movimentos do mercado. Mas propagar mudanças organização adentro pode ser um grande desafio, quando um simples processo de treinamento leva meses para ser implementado.

Leia mais


curadoria-conteudos

Curadoria de Conteúdos – o que é e por que fazer

Muito comum em museus ou livrarias, o papel de curador está ganhando força na aprendizagem corporativa. A expressão curadoria vem do latim “curare” e significa tomar conta, cuidar. Em seu ambiente tradicional, o curador é o especialista encarregado de selecionar e cuidar da coleção de uma instituição, envolvendo-se com a interpretação desse material. Da mesma forma que um curador de museu preocupa-se em criar exposições que tenham uma linha simbólica coerente, um curador de conteúdos precisa oferecer materiais úteis que, em conjunto, agreguem ao conhecimento daqueles que os consumirem.

Leia mais


indicadores-desempenho

Indicadores-Chave de Desempenho para e-Learning

Sempre que uma empresa opta por fazer um investimento, espera algum tipo de retorno: seja um maior faturamento, redução em turn-over, melhoras na satisfação do cliente, maior adesão aos processos internos, mais eficiência, redução de custo etc. Esse retorno sobre o investimento, também chamado de ROI (Return Over Investiment), deve ser maior do que o investimento em si para que seja justificável. Além do dinheiro investido, também podem haver outros fatores que pesam no equilíbrio da balança, como tempo e esforço de implementação de uma nova solução.

Leia mais


O novo perfil do profissional de treinamento e desenvolvimento

Todo profissional, seja qual for a sua área de atuação, desenvolve e aprimora um conjunto de habilidades no seu trabalho. Algumas motoras, como dirigir ou executar atividades manuais. Outras sociais, como falar em público ou negociar. Já outras são cognitivas, como a capacidade de resolver problemas lógicos ou falar outros idiomas.

O conjunto de habilidades que desenvolvemos ajuda a definir quem somos, tanto pessoal quanto profissionalmente. Ao desenvolvermos novas habilidades, também mudamos. Seja para nos adequarmos ao contexto em que nos inserimos, ou seja para respondermos a novos desafios que surgem no nosso percurso profissional. Isso é especialmente verdadeiro no caso dos profissionais de treinamento e desenvolvimento.

Leia mais


inteligencia-artificial

Inteligência artificial: rumo à verdadeira aprendizagem adaptativa

Um dos principais objetivos de qualquer sistema de aprendizagem corporativa é aprimorar o desempenho organizacional. Mas cada pessoa tem seu próprio estilo de aprendizagem ao qual se adapta melhor, além de ter necessidades específicas em termos de conteúdo e competências a serem desenvolvidas. Tratar todos os indivíduos como iguais acaba deixando-os frustrados e desmotivados, o que pode acabar surtindo um efeito contrário, prejudicando o desempenho da empresa.

Leia mais


Startup Stock Photos

Como construir sua equipe de T&D

Em casa de ferreiro, o espeto é de pau? Pode parecer irônico, mas algumas equipes de treinamento e desenvolvimento não conseguem focar no desenvolvimento de seu próprio time da mesma forma que focam no desenvolvimento de toda a organização. Na labuta do dia a dia, é comum o profissional de deslocar e assumir diferentes papeis. Uma hora ele é um designer instrucional, em outra um especialista multimídia ou até um consultor de performance. Ao preocupar-se apenas com o trabalho na sua frente, é fácil perder o foco.

Em meio aos “incêndios” que precisam ser apagados, perdem-se de vista objetivos e metas, e ignoram-se atividades fundamentais para o sucesso da equipe. Eventualmente, é necessário dar um passo para trás, olhar para o todo e fazer algumas perguntas simples que podem gerar melhorias surpreendentes.

Leia mais


estrategia-tecnologias-educacao-corporativa

Estratégia primeiro: como adotar novas tecnologias na educação corporativa

Um recente estudo do Brandon Hall Group aponta para uma mudança significativa no cenário da educação corporativa: hoje, a principal prioridade para as organizações é explorar novas ou diferentes tecnologias de aprendizagem. Essa prioridade já ultrapassa questões que sempre foram o foco das empresas, como desenvolver uma estratégia de aprendizagem ou melhorar a conexão entre aprendizagem e performance.

Leia mais


Por que promover o autodesenvolvimento nas empresas?

Mudanças demográficas, avanços na tecnologia e um mercado amplamente competitivo são apenas algumas das forças que pressionam as empresas a manter um desenvolvimento constante. Modelos de negócio precisam ser revistos com cada vez mais frequência e mercados estabelecidos facilmente tomam outros rumos. Com a necessidade crescente de se preparar para mudanças constantes, as empresas não podem mais ignorar a importância de seus recursos humanos nesse processo adaptativo. Mesmo assim, segundo um estudo da Deloitte, quase todos os CEOs afirmam que suas companhias não conseguem desenvolver habilidades ou líderes suficientemente.

Leia mais


nuvens-lms

Nas nuvens: uma realidade cada vez presente nos LMS

É muito comum que mudanças tecnológicas afetem as maneiras como gerenciamos e lidamos com os recursos à nossa disposição. Nos últimos anos, a disponibilidade de conectividade à internet, o aumento no uso de dispositivos móveis e mudanças nos hábitos de consumo de informações têm provocado mudanças no mercado de TI. Hoje, é cada vez mais comum vermos os mais diversos tipos de software sendo comercializados como serviços, sem necessidade de instalação nos servidores do cliente – a tão falada computação em nuvem.

Leia mais


educacao-adulto

A Computação Cognitiva na Educação

Uma das tecnologias disruptivas que vem ganhando espaço na mídia nos últimos tempos é a computação cognitiva. O termo é amplo e se relaciona com inúmeros outros, como aprendizado de máquinas, inteligência artificial, deep learning, entre outros. Mas a computação cognitiva vem se destacando nas discussões sobre tecnologia por trazer mudanças fundamentais na forma com que nos relacionamos com a computação e em como ela pode nos ajudar em questões do dia-a-dia, como a educação.

Leia mais